terça-feira, 30 de junho de 2009

História do Jogo

Olá pessoal,

Já faz um tempo que não posto aqui no blog do jogo, então resolvi dar uma satisfação. Como falei anteriormente, estou sem meu notebook de desenvolvimento do jogo (manutenção). O prazo que me deram foi até o final dessa semana ele já voltar consertado. Então devo retomar o desenvolvimento do jogo em breve. Entrei também de férias da faculdade nessa semana, o que facilitará bastante o desenvolvimento do jogo. Espero poder mostrar novas screenshots o mais rápido possível.

Sobre a história do jogo, eu fiz uma enquete no próprio blog e perguntei aos integrantes da banda o que achavam do assunto. O resultado da enquete foi que o jogo deveria ter bastante história. Porém temos que ser bem cuidadosos com essa parte. Um jogo com muita história pode cansar o jogador e deixar o jogo muito parado. Então estudando um pouco o assunto percebi que posso utilizar uma grande quantidade de conteúdo mostrando a real história da banda desde o início. Com opções de pular o diálogo partindo direto para o jogo em si, não deixamos o jogo chato para quem está jogando pela segunda vez, ou simplesmente não quer saber a história do jogo.

O próprio Gargamel gostou da idéia mostrar a história da banda desde o início onde tocavam em eventos da cidade de Petrópolis, até a sua evolução e o lançamento do primeiro CD. Então colocarei diálogos bem trabalhados em pontos específicos do jogo. Sem deixar o jogo cansativo com muito texto.

Vale a pena lembrar que o vídeo da banda SuperRock vai aparecer no garagem do Faustão nesse domingo (05/06/2009). Vamos todos torcer para a banda ser escolhida entre os 5 vídeos.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Baixo + Voz

Andando em um ritmo bom terminamos os primeiros esboços dos personagens do jogo. Hiro me passou agora a pouco os traços da vocalista Carol e do baixista Cris. Segundo a própria Carol, o rosto da sua personagem ainda precisa ser melhorado. Em breve teremos imagens melhores e já pintadas dos personagens.


Carol Coutas (vocalista)


Cristiano Gavioli (baixista)


Estou trabalhando em alguns sistemas do jogo relacionados a pontuação, recordes e dinheiro. Penso em deixar o jogo um pouco mais livre, e mesmo assim manter a dificuldade. O jogo deverá começar um pouco fácil e dificultar com o tempo. Colocarei algo mais detalhado em breve. Lembrando que não precisa de login para comentar. Deixem suas sugestões...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Batera sketches

Os esboços dos personagens continuam. Hiro fez os primeiros traços do baterista Marcelo e no momento está desenhando a vocalista Carol.

Marcelo Berner (baterista)

Em breve teremos a base dos 4 personagens do jogo. Em seguida todos serão devidamente pintados e melhor trabalhados para termos a arte final de cada personagem. Então o grande desafio será a modelagem 3d de cada um.

Meu notebook deve retornar em breve, então espero voltar a programação do jogo o mais rápido possível. Vou resolver alguns problemas de sincronia de acordo com o fps e aplicar alguns efeitos de glow para deixar o jogo mais "vivo".

Espero que estejam gostando... aguardo sugestões...

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Primeiros traços

Olá pessoal,

Tenho uma boa e uma má notícia.
Como a maioria prefere saber a má notícia primeiro, la vai.

Tive um problema técnico no meu notebook da powernote que está sendo enviado para reparo. Devo ficar alguns dias sem poder programar o jogo, mas nada que venha a comprometer o projeto.

A boa notícia é que iniciei uma parceria com um novo amigo chamado Hiro. Ele ficará responsável pelos primeiros desenhos 2D do projeto. E em seguida irá modelar os personagens para as animações 3D do jogo. Hiro tem uma ótima noção de desenho e eu gostei bastante do traço dele. Espero que vocês também curtam.
Abaixo o primeiro esboço feito por ele.

Gargamel (guitarrista)

terça-feira, 2 de junho de 2009

Game Concept

Introdução
SuperRock é um jogo musical que conta a história de uma banda de Rock da cidade de Petrópolis - RJ. O jogo se passa no inicio do ano de 2008, onde a banda acaba de ser formada. Os músicos então se reúnem para criar e praticar as músicas que serão apresentadas em eventos na cidade. Bares, pubs, restaurantes e grandes eventos são alguns dos cenários apresentados. Controlando o guitarrista Gargamel, o objetivo do jogo é gravar o primeiro album com músicas da banda SuperRock. Para isso o jogador terá que treinar cada música, aperfeiçoar suas técnicas e tocar pelos bares da cidade de Petrópolis. No decorrer da aventura o jogador irá perceber que se tornar um astro de rock não é tão simples assim e encontrará alguns obstáculos pelo caminho. Mesmo assim o esprírito de rock da banda é maior do que qualquer coisa, e a vontade com que o público sinta o Rock’n’Roll em suas veias faz com que a banda não desista.

Panorama
Do ponto de vista comercial, o jogo SuperRock pretende servir de apresentação ao público jovem. O objetivo principal do mesmo é mostrar o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela banda e pelos desenvolvedores de jogos no Brasil. Mostrar a qualidade do trabalho que pode ser produzido com a força de vontade é o principal objetivo do projeto. O mesmo poderá ser baixado no site da banda ainda enquanto estiver sendo desenvolvido.
Do ponto de vista artístico, SuperRock apresenta modelagens feitas com poucas faces (low poly) e texturas leves, com o obetivo de atender a maior parte do público de jogadores.
Do ponto de vista tecnológico, o jogo explora a utilização da plataforma de desenvolvimento XNA com a linguagem de programação C#, ambos da Microsoft.
Em busca de divertir o jogador e ao mesmo tempo divulgar o trabalho de muita gente, SuperRock traz muita música para o público jovem do Brasil.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Criação do blog do Jogo SuperRock

Finalmente criei coragem para iniciar um blog sobre o desenvolvimento do jogo para a banda SuperRock.

Primeiro vou tentar falar um pouco sobre a idéia do jogo e como começou.

A idéia começou com um grupo de amigos que se conheceram no orkut. O propósito era fazer um jogo comercial no estilo GuitarHero com muitas funcionalidades novas. Me juntei ao grupo e comecei a desenvolver algo isoladamente, pois não senti muita motivação dos outros do grupo. Quando fiz o primeiro sistema básico jogável (7 dias), o grupo se interessou mais. Mesmo assim, passavam os dias e nada era feito. Não tinha nenhum documento e os designers não faziam nada do que era necessário. A idéia inicial era algo bem inovador, fazendo uma mistura de idéias de GuitarHero, The Sims e Need for Speed, que eu não achava uma boa idéia. O tempo passava e ninguém produzia nada, somente eu me dedicava ao projeto.
Eu havia iniciado um curso de guitarra na escola de música Fábrika de sons, em Petrópolis - RJ. Fiquei muito amigo do músico Gargamel (professor de guitarra), o qual fazia parte da banda SuperRock. Comecei a ficar fã da banda e gostar bastante das músicas produzidas por eles (Carol, Gargamel, Cris e Marcelo). Então que tive a idéia de fazer um jogo para a banda com os únicos propósitos: experiência e divulgação da banda.
Conversei com o Gargamel sobre o projeto que gostou bastante da idéia. A partir desse ponto resolvi me desligar do grupo e continuar o projeto sozinho. Mudando totalmente o foco do mesmo.
Com pouco tempo de desenvolvimento já tinha algo jogável e com a cara da banda.
Os músicos aprovaram idéia e então que resolvi continuar o projeto mesmo que desenvolvendo lentamente (horas vagas).

Video da da versao atual do jogo...